A CASA E O NOME

Certa vez, um menino fez uma casa.

Não sabia quem haveria de morar nela.

Mas fez a casa.

Vieram formigas e ocuparam-na.

Veio uma árvore para morar na casa.

Vieram nuvens e na casa fizeram morada.

E o menino olhou o céu como se antes não houvesse luz nem astros.

Surpreso de tanta existência, o menino deitou-se no sono como quem dá sombra à própria vida.

De tudo e de todos, a moradia fez-se povoar.

Mas nunca ele se sentiu repleto.

Aprendeu então que casa não é coisa para ter mas para ser.

Mia Couto, Vagas e Lumes