A CASA E O NOME
Certa vez, um menino fez uma casa.
Não sabia quem haveria de morar nela.
Mas fez a casa.
Vieram formigas e ocuparam-na.
Veio uma árvore para morar na casa.
Vieram nuvens e na casa fizeram morada.
E o menino olhou o céu como se antes não houvesse luz nem astros.
Surpreso de tanta existência, o menino deitou-se no sono como quem dá sombra à própria vida.
De tudo e de todos, a moradia fez-se povoar.
Mas nunca ele se sentiu repleto.
Aprendeu então que casa não é coisa para ter mas para ser.
Mia Couto, Vagas e Lumes