No momento da Transfiguração, as últimas palavras que Jesus disse aos discípulos foram estas: «Não tenhais medo» (Mt 17, 7).
A vós, jovens, que vivestes esta alegria; a vós, que cultivais sonhos grandes mas frequentemente ofuscados pelo temor de que não se realizem; a vós, que às vezes pensais que não ides conseguir; a vós, jovens, tentados a desanimar neste tempo, a julgar-vos talvez inadequados ou a esconder a angústia mascarando-a com um sorriso; a vós, jovens, que quereis mudar o mundo e que quereis lutar pela justiça e a paz; a vós, jovens, que investis na vida esforço e imaginação, ficando porém com a sensação de que não bastam; a vós, jovens, de quem a Igreja e o mundo têm necessidade como a terra tem de chuva; a vós, jovens, que sois o presente e o futuro... 
Sim, precisamente a vós, jovens, é que Jesus diz hoje: «Não tenhais medo», «não tenhais medo»! Num breve momento de silêncio, cada um repita para si mesmo, no próprio coração, estas palavras: «Não tenhais medo».
 
Homilia do Santo Padre na Missa Final da JMJ Lisboa 2023
Campo da Graça, 6 de agosto de 2023

Hoje precisamos de um pouco de luz, um lampejo de luz que forneça esperança para enfrentar tantas obscuridades que nos assaltam na vida, tantas derrotas quotidianas, para as enfrentar com a luz da ressurreição de Jesus. Porque Ele é a luz sem ocaso, a luz que brilha mesmo durante a noite.
Mas quero dizer-vos que não ficamos luminosos, colocando-nos sob os holofotes; antes pelo contrário, isso encandeia-nos, não nos torna luminosos. Não ficamos luminosos, quando exibimos uma imagem perfeita, em ordem, bem acabada, não; nem mesmo se nos sentimos fortes e bem-sucedidos:
fortes e bem-sucedidos, mas não luminosos. Tornamo-nos luminosos, resplandecemos quando, tendo acolhido Jesus, aprendemos a amar como Ele. Tornar-te-ás luz no dia em que fizeres obras de amor.
 
Homilia do Santo Padre na Missa Final da JMJ Lisboa 2023
Campo da Graça, 6 de agosto de 2023

ORAÇÃO A PEDIR O BOM HUMOR
 
Dai-me, Senhor, uma boa digestão,
mas também qualquer coisa para digerir.
Concede-me a saúde do corpo e o necessário
bom humor para mantê-la.
Dai-me, Senhor, uma alma simples,
que saiba aproveitar tudo o que é bom
e não se assuste demasiado perante o mal,
mas encontre maneira de recolocar as coisas no lugar devido.
Dai-me uma alma que não fique refém do tédio
nem de resmungos, impaciências ou lamentações,
e não permitais que me atormente para lá do razoável
com essa coisa turbulenta chamada “eu”.
Dai-me, Senhor, um sentido de humor apurado
e a capacidade de receber o que aí vem a sorrir
vivendo o que me cabe com alegria
e partilhando-a sem custos acrescidos com os outros.
Ámen.

Oração escrita por São Tomás More e rezada diariamente pelo Papa Francisco
Felizes os que seguem um caminho íntegro,
que caminham segundo a lei do Senhor.
Felizes os que cumprem os seus preceitos
e o procuram de todo o coração,
que não praticam a maldade,
mas andam nos caminhos do Senhor.
Como poderá um jovem
manter íntegro o seu caminho?
Guardando as tuas palavras.
Eu procuro-te com todo o meu coração;
não me deixes desviar dos teus mandamentos.
Guardo no meu coração as tuas palavras,
para não pecar contra ti.
Bendito sejas, Senhor!
Ensina-me as tuas leis.
 
Salmo 119, 1-3.9-12
Agora faço-vos uma pergunta, mas não deveis responder em voz alta; cada um responda dentro de si mesmo. Choro eu de vez em quando? Há coisas na vida que me fazem chorar? Todos nós na vida já choramos, e continuamos ainda a chorar. Nesses momentos, Jesus está connosco. Ele chora connosco, porque nos acompanha na obscuridade que nos faz chorar. Façamos um pouco de silêncio, e cada um diga a Jesus por que chora na vida. Cada um de nós diga-o para si mesmo agora, em silêncio.
Com a sua ternura, Jesus enxuga as nossas lágrimas escondidas. Jesus espera cumular, com a sua proximidade, a nossa solidão. Como são tristes os momentos de solidão! Neles está Jesus, Ele quer preencher tal solidão.
Cada um de nós pense no próprio sofrimento, pense na própria ansiedade, pense nas próprias misérias. Não tenhais medo, pensai nisso e pensai também no desejo de que a alma volte a sorrir. (...) E Jesus caminha para a Cruz, morre na Cruz, para que a nossa alma possa sorrir.
 
Discurso do Santo Padre na Via Sacra com os jovens
Colina do Encontro, 4 agosto 2023

Deus ama-nos! Deus ama-nos como somos, não como gostaríamos de ser ou como a sociedade queria que fôssemos. Como somos! Chama-nos com os defeitos que temos, com as limitações que temos e com a vontade que temos de avançar na vida. Deus chama-nos assim. (...) Não tenhais medo, tende coragem, continuai para diante, sabendo que, por «amortizador» das dificuldades, temos o amor que Deus nos tem. Deus ama-nos.
 
Discurso do Santo Padre no Encontro com Jovens Universitários,
Universidade Católica Portuguesa, 3 agosto 2023

Vós não estais aqui por acaso. O Senhor chamou-vos, não só nestes dias, mas desde o início dos vossos dias. Chamou-nos a todos desde o início da vida.

Chamou-vos pelos vossos nomes. Como ouvimos na Palavra de Deus, Ele chamou-nos pelo próprio nome. (...) Jesus chamou-me pelo meu nome.

Fomos chamados, porquê? Porque amados. Fomos chamados, porque somos amados. É belo! Aos olhos de Deus somos filhos preciosos, que Ele cada dia chama para abraçar, para encorajar; para fazer de cada um de nós uma obra-prima única, original.

Nunca vos canseis de perguntar... Perguntar, é bom; aliás muitas vezes é melhor que dar respostas, porque quem pergunta permanece «inquieto» e a inquietude é o melhor remédio contra a rotina, que às vezes se torna uma espécie de normalidade que anestesia a alma.
 
Discurso do Santo Padre no Encontro com Jovens Universitários, Universidade Católica Portuguesa, 3 agosto 2023
É inútil falar sempre da alternativa de razão e fé. A própria razão é uma questão de fé. É um ato de fé afirmar que nossos pensamentos têm alguma relação com a realidade por mínima que seja.
 
Ortodoxia, de GK Chesterton
O amor perdoa o imperdoável, senão deixa ser virtude. A esperança não desiste, mesmo face ao desespero, senão deixa de ser virtude. E a fé acredita no inacreditável, senão deixa de ser virtude.
 
Ortodoxia, de GK Chesterton
Eis-me aqui, diante de Vós, Espírito Santo!
Só a Vós tenho por Guia:
vinde a mim, ficai comigo,
e dignai-vos habitar no meu coração.
Ensinai-me o rumo a seguir
e como caminhar até à meta.
Eu sou débil e pecador:
não permitais que eu seja causador de desordem;
que a ignorância não me desvie do caminho,
nem as simpatias humanas ou o preconceito me tornem parciais.
Que eu viva a partir de Vós,
caminhando para a vida eterna,
sem jamais me afastar da verdade e da justiça.
Eu vo-lo peço
a Vós, que agis sempre em toda a parte,
em comunhão com o Pai e o Filho,
pelos séculos dos séculos. Amen.
No oceano da história, estamos a navegar num momento tempestuoso e sente-se a falta de rotas corajosas de paz.(...) Para onde navegas, se não ofereces percursos de paz, vias inovadoras para acabar com a
guerra na Ucrânia e com tantos conflitos que ensanguentam o mundo? E ainda, alargando o campo: Que rota estás a seguir, Ocidente?

Discurso do Papa Francisco com as autoridades e corpo diplomático no CCB, 2 Agosto 2023
Começa por fazer o que é necessário, depois o que é possível, e de repente estarás a fazer o impossível.
 
São Francisco de Assis
Hoje temos à nossa frente a grande ocasião de expressar o nosso ser irmãos, de ser outros bons samaritanos que tomam sobre si a dor dos fracassos, em vez de fomentar ódios e ressentimentos. É preciso apenas o desejo gratuito, puro e simples de ser povo, de ser constantes e incansáveis no compromisso de incluir, integrar, levantar quem está caído; embora muitas vezes nos vejamos imersos e condenados a repetir a lógica dos violentos, de quantos nutrem ambições só para si mesmos, espalhando confusão e mentira. Deixemos que outros continuem a pensar na política ou na economia para os seus jogos de poder. Alimentemos o que é bom, e coloquemo-nos ao serviço do bem.
 
Papa Francisco – Fratelli Tutti 77
De acordo com um antigo midrash*, cada pessoa vem ao mundo com uma pequena chama acesa sobre a cabeça. Cada vez que uma pessoa se encontra com outra, as chamas fundem-se e ficam com mais luz e vitalidade. Mas quando uma pessoa vive poucos encontros, a sua pequena chama sofre e definha. E se a pessoa não se encontra com ninguém, essa chama pouco a pouco apaga-se. O que é que vais fazer com tua pequena chama? Podemos contigo para a maravilhosa revolução da ternura?
 
“Fourvière: a revolução da ternura” Ir. Emili Turu

*método de interpretação da sagrada escritura (do judaísmo)
A dúvida é uma espécie de marca necessária dos percursos da fé. Preferíamos que ela não existisse, mas a dúvida instala-se em nós e temos de contar com a realidade. É verdade que Jesus garantiu que a fé move montanhas (Mateus 17:20) e instituiu os discípulos para que pedissem com confiança: «Pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. Pois quem pede recebe.» (Lucas 11:9). Mas Jesus garantiu isso a um grupo de homens que tiveram de lidar no seu coração com a dúvida e conviver com ela até ao fim.
A fé é mais confiança do que evidência, é mais arriscar do que possuir, é mais caminho do que confortável instalação num ponto de chegada. Por isso, um crente não se perde em especulações, mas escolhe seguir a vontade de Deus a cada momento.
 
José Tolentino Mendonça in O pequeno caminho das grandes perguntas
E quando à tua frente se abrirem muitas estradas e não souberes a que hás de escolher, não te metas por uma ao acaso, senta-te e espera. Respira com a mesma profundidade confiante com que respiraste no dia em que vieste ao mundo, e sem deixares que nada te distraia, espera e volta a esperar. Fica quieta, em silêncio e ouve o teu coração. Quando ele te falar, levanta-te e vai para onde ele te levar.
 
Susanna Tamaro, in “Vai aonde te leva o coração”
O Evangelho convida-nos sempre a abraçar o risco do encontro com o rosto do outro, com a sua presença física que interpela, com o seus sofrimentos e suas reivindicações, com a sua alegria contagiosa permanecendo lado a lado. A verdadeira fé no Filho de Deus feito carne é inseparável do dom de si mesmo, da pertença à comunidade, do serviço, da reconciliação com a carne dos outros. Na sua encarnação, o Filho de Deus convidou-nos à revolução da ternura.
 
Papa Francisco, in “A Alegria do Evangelho”
Uma só pessoa pode mudar o mundo. A verdade e a bondade escasseiam de tal modo que alguém vertical é, por si só, uma referência na História. Todos conhecemos alguém cuja vida é uma fonte de inspiração.
Não nascemos para ficar deitados, para rastejar ou para nos arrastar. Nascemos para que, tendo os pés na lama, nos ergamos e levantemos a cabeça até ao Céu. Para sermos verticais.
Também os nossos braços não servem para ficarem caídos ou a pedir, mas para se abrirem a quem neles se puder abrigar. Protegendo com o peito aqueles que já foram flagelados.
Há uma paz enorme que nasce no coração dos que lutam do lado certo da guerra ao sofrimento e à injustiça. Os que entregam a sua vida pelos outros têm o Céu hoje mesmo.
 
José Luís Nunes Martins
Tudo o que não cresce, decresce e arrisca-se a desaparecer. Este parece ser um princípio básico da vida. Não há meio termo, ninguém fica de fora desta realidade. Se deixo de investir numa relação, ela não se aguenta; se não dou continuidade à minha formação, deformo-me inevitavelmente, e por aí fora… E quem não continua a investir na fé e no amor, corre o risco de perder ambas as coisas.
 
Padre Vasco Pinto de Magalhães
Pode ser que um dia deixemos de nos falar…
Mas, enquanto houver amizade, 
Faremos as pazes de novo.
Pode ser que um dia o tempo passe…
Mas, se a amizade permanecer,
Um de outro se há-de lembrar.
Pode ser que um dia nos afastemos…
Mas, se formos amigos de verdade,
A amizade nos reaproximará.
Pode ser que um dia não mais existamos…
Mas, se ainda sobrar amizade,
Nasceremos de novo, um para o outro.
Pode ser que um dia tudo acabe…
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
Cada vez de forma diferente.
Sendo único e inesquecível cada momento
Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.
Há duas formas para viver a vida:
Uma é acreditar que não existem milagres.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.
 
Albert Einstein